quinta-feira, 16 de junho de 2011

O Mover Sobrenatural das Línguas estranhas



Esta é a linguagem sobrenatural que o Espírito Santo ora através de nós e de acordo com nosso desejo podemos usar desta oração, orando hora após hora. Isto é decorrência do batismo no Espírito Santo.
2. Línguas para interpretação (1 Co. 14:5)
Esta manifestação de línguas é normalmente apresentada numa assembléia, seguida pela interpretação da mesma pessoa ou de outra.
3. Línguas com profundos gemidos para intercessão (Rm. 8:26)
Esta variedade de línguas capacita o crente a permanecer na brecha da sua própria vida, sua família, sua igreja, sua cidade, sua nação, etc. Deus pode usá-lo para interceder por alguém ou por alguma situação que é totalmente desconhecida.
4. Línguas como um sinal para o incrédulo (1 Co.l4:22)
Este é o fenômeno que aconteceu no Dia de Pentecostes (Atos 2:4-11). Isto ocorre quando o Espírito Santo transcende o intelecto e todas as barreiras de linguagem pela capacitação de um crente de pregar, ensinar ou testificar sobre Cristo em alguma língua dos homens da qual o crente não tenha conhecimento.
As regras que governam a operação de línguas para edificação pessoal são tão diferentes das regras que governam as línguas para interpretação, da mesma forma como a noite é diferente do dia. Assim dizendo, as regras que governam os profundos gemidos para intercessão do Espírito são completamente diferentes das outras duas manifestações de línguas. E a variedade de línguas que se apresenta como um sinal para o incrédulo tem muitas regras diferentes das outras três!
Destas quatro manifestações diferentes de línguas, duas são designadas para serem usadas na vida de oração pessoal de um crente: línguas para edificação pessoal e línguas que se estendem dentro dos profundos gemidos para intercessão do Espírito Santo. As outras duas línguas, para interpretação e línguas como um sinal para o incrédulo, são, normalmente, para uso da assembléia. Assim que um crente começa a entender e se entregar a estas quatro manifestações diferentes de variedades de línguas, sua vida se transformará completamente.

Línguas para Edificação Pessoal
A mais comum, e ainda talvez a mais especial, manifestação de variedade de línguas são as línguas para edificação pessoal. Esta é a linguagem de oração que cada um de nós recebe quando somos cheios do Espírito Santo. Ela é usada por Deus para transferir segredos e mistérios divinos do Seu Espírito para o nosso.
Na minha ilustração hipotética anterior, Jesus subiu às alturas pela terceira vez para juntar uma porção das variedades de línguas. Então, Ele lançou aquela operação dentro do Corpo de Cristo e cada crente recebeu o potencial de línguas para edificação pessoal. Se o crente der abertura, ele receberá aquele dom por fé, e será dele.
A língua para edificação pessoal é a operação funda¬mental mais básica de Deus, porque é designada por Deus para fazer por você o que nenhum pregador ou mestre de ensino pode fazer. Ela lhe edifica construindo dentro do seu espírito as características divinas, tais como o amor, a capacidade divina dentro da Palavra de Deus e a sabedoria para discernir o certo do errado e a verdade da mentira.
Veja, um mestre de ensino pode nos dizer que devemos andar no amor, mas ele não pode nos dar a força para fazer isto. A força somente vem do nosso espírito humano renascido, e orar em línguas provê os meios pelos quais o Espírito Santo pode edificar esta força dentro de nosso espírito.
Orar em línguas é tão sobrenatural quanto ressuscitar um morto, porque não faz parte da sua natureza. A fonte para ressuscitar um morto e para esta linguagem sobrenatural está no poder do Espírito Santo. A única diferença é a disponibilidade do dom.
Note, todos os nove dons do Espírito, as primeiras sete operações de Deus que estão listadas em Primeira Coríntios 12:28 e três das quatro variedades de línguas são todas dadas pela vontade do Espírito Santo. Mas há uma variedade de línguas que você pode operar à sua escolha — a qualquer momento que você quiser e o quanto você quiser — imediatamente após ser cheio do Espírito Santo e isto é línguas para edificação pessoal.
Quisera eu poder operar na poderosa obra de milagres ou discernimento dos espíritos a qualquer hora que eu quisesse. Mas não posso, porque todos os dons do Espírito fluem através de mim somente pela vontade Dele para edificação de outras pessoas.
Mas existe um simples dom que flui para me fortalecer e me edificar. Deus fez com este simples dom o que Ele não fez com nenhum outro, porque Ele me fez despenseiro para minha própria edificação.
É notável esta verdade de que recebemos a dispensação da operação deste simples dom chamado línguas. Agora com nosso próprio livre arbítrio, determinamos o quanto seremos edificados ao permitir que o Espírito Santo ore através de nós.
A qualquer hora que quisermos orar em línguas, tudo o que temos a fazer é só dar a nossa fé para isto. O Espírito Santo imediatamente responderá e começará a criar aquela linguagem sobrenatural do interior do nosso espírito. E Ele continuará a fazer desta forma hora após hora, o quanto nós quisermos permanecer em nosso quarto de oração. Podemos orar por doze horas e aparentemente nada acontecer, mas permanentemente nos beneficia em nossa escalada para a qualificação do chamado de Deus em nossas vidas.
Observe, contrário ao que algumas pessoas dizem, orar em línguas não nos torna estranhos. Qualquer tipo de oração dentro das diretrizes da Bíblia não pode fazer nada senão exaltar a Palavra de Deus dentro de nós. Lembre-se: o Espírito e a Palavra são um (1 João 5:7).
Orar no Espírito nunca afasta a Palavra. Muito pelo contrário, fortalece nosso espírito nos dando maior entendimento da revelação já contida dentro da Palavra. Por quê? Porque enquanto o Espírito Santo ora através de nós, Ele está sempre em total acordo com a Palavra.
E impossível orar demais em línguas não obtendo edificação pessoal, uma vez que as línguas realçam a Palavra de Deus em nós, permitindo que recebamos e andemos mais no poder de Deus à medida que nos entregamos a Ele.

Dave Roberson

Nenhum comentário:

Postar um comentário